Otoclínica Municipal de Sousa está realizando a 1º Triagem Fonoaudiológica, com foco na reabilitação auditiva e na comunicação

A Prefeitura de Sousa, por meio da Otoclínica Municipal, está realizando entre os dias 25 a 28 de agosto, a 1º Triagem Fonoaudiológica, com foco na reabilitação auditiva e na comunicação. 

De acordo com a fonoaudióloga, Ana Beatriz Oliveira, a intervenção é uma grande oportunidade para identificar precocemente alterações na comunicação, fala, linguagem, voz, audição e alimentação, especialmente em crianças.

"São realizadas triagens como gagueira, atraso na fala, distúrbio da voz e acompanhamento pós frenectomia. Nosso objetivo é que nossos pacientes ganhem uma qualidade de vida e desenvolvimento na comunicação em cada fase da vida. Em caso de transtorno do neurodesenvolvimento, orientamos que o acompanhamento seja realizado no Caps Infantil. Em situações que envolvem autismo, TDAH e outros transtornos, os pacientes são encaminhados para o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), onde recebem atendimento adequado., argumentou a fonoaudióloga Meirester Maia.

Conforme Lilian Pires, a ação tem como objetivo identificar os pacientes que necessitam de acompanhamento especializado, como nos casos de atraso de fala, troca de palavras e língua presa.

“As intervenções são realizadas por profissionais capacitados, que visam orientar e encaminhar para o cuidado adequado, quando necessário. Durante a triagem, estão sendo atendidas 40 crianças por dia”, pontuou.