Secretário Bosco Júnior apresenta trabalho de catalogação de imóveis históricos a representantes de entidades de classe de Sousa

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento da Prefeitura de Sousa, Bosco Júnior, participou de uma reunião estratégica com representantes de entidades de classe do município de Sousa.

O encontro teve como principal pauta a apresentação de um trabalho técnico de catalogação dos imóveis situados em áreas de interesse histórico no centro da cidade.

Segundo o secretário, a iniciativa, coordenada pela Secretaria de Planejamento, tem como objetivo mapear e identificar os imóveis que de fato possuem características históricas, a fim de subsidiar futuras deliberações junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP).

Conforme Bosco Júnior, a área de proteção rigorosa no centro de Sousa abrange cerca de 1.600 imóveis. “Nossa equipe está realizando a catalogação desses imóveis, avaliando tanto a estrutura quanto os aspectos arquitetônicos, para identificar os elementos de valor histórico. Já concluímos aproximadamente 70% do levantamento e acreditamos que, até o fim de junho, teremos 100% da área analisada, o que nos permitirá encaminhar os dados ao Governo do Estado e ao IPHAEP para apreciação”, afirmou.

Ainda participaram da reunião Francisco Rodrigues de Oliveira, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); os diretores da CDL, Dinarte Fernandes e Zilmar Leandro; o arquiteto Adênio Júnior, além dos colaboradores Victor Trigueiro e Francisco Silva Lima.