Secretaria de Saúde inicia Semana de Combate ao mosquito Aedes Aegypt

A Prefeitura de Sousa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a Semana de Mobilização e combate ao mosquito Aedes Eagypti. A partir desta terça-feira (21), será realizada uma ação nos bairros Areais, Bela Vista e André Gadelha. A programação se estenderá até o final de semana.

Conforme a Secretária de Saúde, Amanda Silveira, serão realizados arrastões nos bairros onde se constatou um alto índice de infestação predial aferido pelo último LIRAa realizado. 

Na quarta-feira (22), o trabalho será desenvolvido nos bairros Augusto Braga (Mutirão), Projeto Mariz e Jardim Brasília. O dia D será na quinta-feira (23) com mobilização no Calçadão e na esquina da Hora 10 Conveniência. No mesmo dia vai acontecer palestra, às 15:00, na Escola Municipal da localidade.

Ainda de acordo com a secretária de Saúde, Amanda Silveira, a campanha tem o intuito de chamar a atenção da população para cuidados que devem ser tomados em relação ao mosquito Aedes aegypti. “Vamos mostrar nossa força, um mosquito não é mais forte que um país inteiro. Ainda é importante seguir algumas dicas, a exemplo de nunca deixe água parada em qualquer tipo de recipiente, como garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas e xaxins, bacias e copinhos descartáveis”, enfatizou.   

O que é a Dengue?

A Dengue é uma doença transmitida por um mosquito muito pequeno chamado Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. Ao contrário do que muitos pensam, a Dengue é uma doença perigosa que pode, inclusive, levar à morte.

Conheça o mosquito

Ele é escuro e rajado de branco. É menor que um pernilongo comum e pica mais durante o dia. Mesmo que você não consiga ver o mosquito da Dengue na água parada, a larva dele pode estar lá. E o perigo é o mesmo. Por isso, não deixe a água se acumular em nenhum lugar.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são: Dor de cabeça, dor nos olhos, febre alta (muitas vezes passando dos 40º), dor nos músculos, dor nas juntas, manchas vermelhas por todo o corpo, falta de apetite, fraqueza e, em alguns casos, sangramento da gengiva e do nariz.

Tratamento

Quem estiver com Dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e procurar orientação médica. A pessoa não pode tomar alguns tipos de remédios, como por ex: aqueles à base de ácido acetil salicílico.

Prefeitura Municipal de Sousa
Secretaria de Comunicação - SECOM
http://www.sousa.pb.gov.br