Nova secretária de saúde de Sousa confirma abertura de postos de saúde e SAMU

A nova secretária de saúde de Sousa, na gestão de Fábio Tyrone (PSB), prestou esclarecimentos aos cidadãos sousenses, nesta sexta-feira (30). Na oportunidade, Amanda Silveira afirmou que terá um trabalho intenso na administração da saúde pública de Sousa. Segundo ela, por encontrar os serviços paralisados, terá uma ação imediata para ativar o que não está disponível aos cidadãos.

Segundo Silveira, para que a população seja atendida, os postos de saúde vão ser reabertos a partir do 1º dia útil do mês de janeiro. Já existe a confirmação que médicos estarão disponíveis para os atendimentos. “Já fizemos visitas em várias unidades de saúde, as enfermeiras já foram comunicadas, as mesmas vão repassar informações aos agentes de saúde para que o povo seja comunicado do início das atividades”, afirmou.

Amanda ainda comentou acerca da frota de veículos da secretaria de saúde, segundo ela, só irá receber as chaves no dia 2 de janeiro, irá averiguar como está a situação, vistorias e relatórios serão realizados. “Iremos fazer todo um trabalho e mostrar ao cidadão como a gente recebeu a secretaria”, destacou.  

Sobre a volta dos trabalhos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a nova secretária de saúde disse que solicitou os atendimentos aos servidores, e o órgão já deve funcionar no dia 1º de janeiro de 2017. Amanda explicou que o local foi interditado pelo Conselho Regional de Enfermagem devido à falta de profissionais médicos. Mas para solucionar o problema, irá disponibilizar médicos e viabilizar uma escala para toda a semana.

Interdição do SAMU de Sousa:  

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (COREN-PB) realizou fiscalização no dia 20 de novembro e constatou a falta de médico regulador na central no SAMU.

De acordo com o presidente do COREN-PB, Ronaldo Beserra, ficou interditado o exercício das atividades dos profissionais de enfermagem em exercer suas funções nas unidades de transportes móveis pertencentes ao SAMU de Sousa.