Secretária de Saúde ressalta a importância no cuidado com a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Após a divulgação do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypt (LIRAa), a Secretária Municipal de Saúde de Sousa, Amanda Silva, ressalta a importância dos cuidados com a proliferação do mosquito Aedes aegypti que é transmissor da dengue. 

Segundo a secretária, após a divulgação do LIRAa foi verificado que mais de 50% dos bairros de Sousa apresentam um índice de infestação predial acima de 4%. “ Nossa equipe já vinha mobilizada em combater os focos, executando serviços de coleta de pneus, trabalho de panfletagem, ações em conjunto com a Secretaria de Educação nas escolas do Munícipio. Por mais que a gestão faça sua parte, temos que contar com a contribuição da população”, explicou. 
 
Em janeiro deste ano foram recolhidas mais de 2 toneladas de pneus. As visitas domiciliares estão sendo realizadas constantemente pelos Agentes de Endemias. São usados produtos que visam eliminar larva do mosquito. “Por mais que esse serviço seja essencial, não é uma forma viável. Onde a gente consegue obter êxito é quando a população faz seu trabalho de forma eficaz. É importante fechar bem as sacolas e não deixar tampas e garrafas expostas”, enfatizou.
 
Conforme Amanda Silveira, existem bairros que apresentaram o maior índice de infestação predial, a exemplo do Alto do Cruzeiro, Areias, Boa Vista, André Gadelha, Dr. Zézé, Maria Raquel, Zú Silva, Núcleos Habitacionais I, II e III, Estação, Gato Preto, Guanabara, Jardim Brasília, Sorrilândia I e II, Jardim Bela Vista e Jardim Iracema . Ainda de acordo com ela, cidadãos dessas localidades devem ter cuidado. É importante não acumular água para não gerar a proliferação do Aedes aegypti. 

Como evitar a proliferação do mosquito. 

Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. O mesmo vale para qualquer recipiente com água.

Prefeitura Municipal de Sousa
Secretaria de Comunicação - SECOM
http://www.sousa.pb.gov.br